quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Post Convidado 2 -> As grandes questões do nosso tempo (by Manuel Carneiro)

Foi divulgado que em seguimento da figura "pergunta escrita ao Governo", iniciativa da Assembleia da República, o governo apenas respondeu a um terço das perguntas que lhe foram feitas. Parece-me bem (ou não), até porque maior parte das perguntas devem ser de cariz muito complexo, certamente não as compreenderíamos e responderíamos a muito menos de um terço.

Eu, por um, estou interessado, no entanto, em saber a resposta àquela mais fundamental e intrigante questão "O que é preciso fazer para que nasçam mais crianças em Portugal?". Esta questão que o nosso grande presidente enunciou (24 de Novembro de 2007), levanta outra questão sobre a qual a Assembleia deveria ter meditado "Se o nosso líder de governo não sabe bem o que é preciso fazer para que nasçam mais crianças em Portugal, como esperamos que ele esteja à altura de responder a outras questões mais complicadas?" (Não implicando que seja fácil fazer com que nasçam crianças. Se bem que uma iniciativa do governo para aumentar a natalidade seria um projecto interessante. Com certeza sobejariam voluntários.)

Enquanto aguardamos pelo final do prazo estabelecido de 30 dias, lembremo-nos que às vezes as perguntas mais simples são aquelas que nos causam transtorno.

Hipoteticamente, se na rua me aparecesse um agente do governo de ar sério e me perguntasse:
- O que acha o senhor, que é preciso, para que nasçam mais crianças em Portugal?

Eu diria, com afinco:
-Creio que seria necessário uma iniciativa arrojada do governo instalando e focando-se numa política de base natalista durante um determinado tempo. Concordo que devam ser dados mais benefícios às pessoas que tenham a felicidade de ter filhos elevando a nossa população a uma melhor qualidade de vida como a do povo germânico, por exemplo.

O homem olharia para mim pensando:
-Ena, tu és dono da tua mente, hm? -e perguntaria- O que é melhor, chocolate ou baunilha?

E eu com convicção diria:
-Chocolate. ...não... baunilha!... não...epah..agora...
Ou seja, a pergunta ficaria não respondida. Sejamos então piedosos com este nosso governo que não tem a certeza se fica pelo chocolate ou pela baunilha e deixemos-lhe o direito de não responder a todas as perguntas que lhe foram feitas. Afinal...se os elegemos, devemos ter a certeza que só farão o melhor para Portugal. Porquê? Porque somos um povo inteligente. (ou não..)

Finita la comedia. (ou não?)

0 Extraordinárias pessoas já comentaram, e você?: